Afinal, o que são bloqueios emocionais?
BLOQUEIOS EMOCIONAIS
O bloqueio emocional é um mecanismo de defesa da própria mente, utilizado de maneira inconsciente e automática, para evitar lidar com emoções ou situações negativas que causaram sofrimento no passado. Resumidamente, é uma trava ou obstáculo que te impede de realizar algo e progredir na vida.
Ao passar por algo traumático e negativo emocionalmente, a nossa mente faz de tudo para evitar não experimentar de novo essa situação; como consequência, cria-se um escudo protetor que chamamos de bloqueio emocional.
Quais são os tipos de bloqueios?
Existem vários tipos de bloqueios, entre eles, os principais são:
Escassez: tem medo de que seus recursos não sejam suficientes e que vão acabar a qualquer momento. Vive preocupado com dinheiro e pensa muito em poupar. Isso te impede de arriscar para conseguir crescer em negócios e finanças. Pessoas assim podem ter sofrido dificuldades financeiras que causaram desespero e sofrimento na família.
Criatividade: sente dificuldade, falta de inspiração e sensação de estagnação ao produzir ou avançar em projetos ou tarefas, das simples às mais complexas. Esse bloqueio, na maioria das vezes, é gerado durante a infância como resultado de experiências negativas com os pais, professores e outras figuras de autoridade que responderam às suas expectativas ou tentativas criativas, seja desmerecendo ou desencorajando-as.
Aprendizagem: sente que todos são mais inteligentes e capazes que você. Acredita que precisa se esforçar muito para aprender algo, sente dificuldades para estudar e se irrita com coisas relacionadas à aprendizagem. Na sua infância, alguém foi muito rígido com você ao ensinar tarefas ou alguma professora fez algo que te fez sentir humilhado.
Comunicação: precisa falar muito para se explicar, não é claro na sua linguagem, é prolixo. Na maioria das vezes, prefere ficar calado para não passar vergonha. Quem tem esse comportamento é travado em amizades, sente dificuldades para fazer perguntas e perde o poder do networking. Você foi muitas vezes impedido de fazer perguntas ou foi agredido verbalmente, seja na infância ou já adulto. Isso reforçou em você um comportamento passivo e retraído.
Necessidade de aprovação: sente que precisa de autorização de outros para fazer qualquer coisa ou precisa ser notado e valorizado para se sentir feliz. Qualquer atitude simples de outra pessoa pode representar rejeição, perseguição ou abandono. Por isso, acaba cuidando mais da vida dos outros do que da própria. Esse bloqueio trava a criatividade, relacionamentos e a chance de se desenvolver na vida. Esse bloqueio pode surgir em quem se sentiu abandonado pelos pais, vivenciou divórcios ou foi tratado com muita rispidez e desprezo.
Como desbloquear?
Identificar os eventos passados causadores dos bloqueios são passos fundamentais para o desbloqueio. Esse processo ocorre por meio do autoconhecimento e reprogramação da mente, possibilitando a formação de novas conexões neurais e mudanças de comportamento. Assim, seu cérebro se reorganiza e se adapta, alcançando um estado de maior equilíbrio emocional.
Você se identificou com algum desses bloqueios? Se lembrou de alguma situação que causou algum bloqueio em você? Ou então, ao pensar em algum comportamento que te incomoda, lembrou de alguma pessoa ou evento?
Escreva qual desses bloqueios mais mexeu com você e defina uma ação para enfrentar e dar início ao desbloqueio.
Não tente fazer isso por conta própria
Os bloqueios emocionais podem ser complexos e traiçoeiros, cheios de desafios e obstáculos invisíveis. Sem orientação, você pode se perder, enfrentar desânimo ou até mesmo retroceder em sua jornada, incapaz de perceber completamente o potencial dentro de si. É como mexer na ferida e deixar ela aberta. É aí que entra a importância de ter um profissional experiente que te oriente e dê suporte.
A importância de um profissional para desbloquear
Ter um grande mentor é como ter uma bússola ajudando a apontar a direção quando você se sente perdido, oferecendo ferramentas e estratégias comprovadas para superar os bloqueios emocionais. Você não precisa enfrentar seus bloqueios emocionais sozinho.
Além disso, compartilhar a sua jornada torna a caminhada menos solitária. A sensação de apoio e compreensão, saber que há alguém que acredita em você e está comprometido com seu sucesso, pode ser incrivelmente motivadora e encorajadora. Você não apenas aprende a enfrentar seus bloqueios emocionais, mas também ganha força interior para perseverar quando os desafios surgirem.
Você merece alcançar o seu máximo potencial emocional e viver uma vida mais leve e equilibrada.
Conte com a minha ajuda!
Eu já perdi as contas de quantas pessoas eu já ajudei a desbloquearem suas mentes. Se você chegou até aqui é porque também está buscando, clique aqui para conhecer mais sobre a minha Mentoria onde te ajudarei a reprogramar a sua mente para atingir o seu máximo potencial.
Te espero,
um grande abraço e #BoraVoar
Rayana Sally